O tema da transparência nos posts de Facebook dos candidatos à prefeitura de Curitiba em 2016

Análise estatística e automatizada mostra de que modo a ideia de transparência é apresentada nas postagens


26/10/2018

João Guilherme Frey
Yachan 
Pinsag

 

Este comentário é parte do trabalho apresentado no 10º Encontro de Pesquisa em Comunicação – Enpecom, realizado em Curitiba entre os dias 26 e 28 de setembro.

 

A transparência pública vem sendo apontada por diversos autores como uma dimensão da democracia que tem efeitos sobre a eficiência da administração do estado, o controle do gasto público e a inibição da corrupção dos agentes estatais (ALMADA; FILGUEIRAS; GOMES; HANSEN; HOOD). Conforme a exigência por transparência nos atos púbicos foi sendo sedimentada e ampliada pelas normas legais, a publicidade das informações passou a ser vista como uma espécie de “panaceia para as delinquências do homem público e a ineficácia institucional” (FILGUEIRAS, 2011, p.75).

Ideias que relacionam a transparência pública e o combate a corrupção aparecem com frequência na literatura.

Ao traçar uma perspectiva histórica do conceito, Cristopher Hood (2006) destaca, a princípio, três ideias relacionadas à transparência que já eram debatidas antes do fim do século XIX. A um desses grupos, Hood chama de formas de dar conhecimento a respeito das organizações e da sociedade (making organization and society ´knowable´). Na leitura de Almada (2016, p. 30) sobre a obra de Hood, neste ponto “a transparência é entendida como inibidora de problemas como corrupção, desvios, etc”.

Ao considerar essa relação, este trabalho avaliou como os candidatos à prefeitura de Curitiba em 2016 falaram sobre transparências em seus posts no Facebook e se, considerando o contexto da operação Lava Jato, eles também relacionaram a transparência ao combate à corrupção.

Os posts foram analisados por meio de análise de conteúdo com a utilização do software Iramuteq. Essa análise estatística e automatizada evidencia relações e mostra de que modo a ideia de transparência é apresentada nas propostas dos candidatos.

Esse tipo de representação nos é dada pelo Método da Classificação Hierárquica Descendente. Nele, os segmentos de texto são classificados em função dos seus respectivos vocabulários, e o conjunto deles é repartido em função da frequência das formas reduzidas. “Esta análise visa obter classes de segmentos de texto que, ao mesmo tempo, apresentam vocabulário semelhante entre si, e vocabulário diferente dos segmentos de texto das outras classes” (CAMARGO, 2005 apud CAMARGO; JUSTO, 2013)

O corpus desse trabalho são os posts no Facebook dos oito candidatos à prefeitura de Curitiba nas eleições municipais de 2016. Participaram do pleito: Gustavo Fruet (PDT), como candidato incumbente; Ademar Pereira (PROS); Maria Victoria (PP); Ney Leprevost (PSD); Rafael Greca (PMN); Requião Filho (PMDB); Tadeu Veneri (PT); e Xênia Mello (PSOL). 

Gráfico 1 – Clusters temáticos das postagens no Facebook dos candidatos à prefeitura de Curitiba em 2016

Fonte: Os autores, com dados do CPOP/UFPR (2018).

A técnica aplicada resulta na formação de grupos temáticos de palavras, denominados aqui de cluster temáticos. A partir do corpus principal do trabalho – que considera o texto de todas as postagens - revela-se a divisão do conteúdo dos posts em quatro clusters temáticos, que concentram os principais assuntos abordados nas postagens dos candidatos.

Analisando os clusters por suas temáticas, pode-se dizer que as classes 2 e 3 guardam relação com postagens que podem ser descritas como metacampanha. Enquanto o 3 tem mais relação com agenda dos candidatos e com apoiadores de suas campanhas, o cluster 2 congrega hashtags e chamadas ações de divulgação da campanha pelos eleitores nas redes sociais.

Já as classes 1 e 4 aglutinam trechos relativos às políticas públicas. Na 4, há uma concentração clara de termos relativos à prestação de serviços públicos, como saúde e educação. A classe 1, por fim, a única onde o termo “transparência” foi elencado também diz respeito à gestão, mas com mais enfoque no modo de fazer, na postura do gestor, que no serviço em si, como aparecei na classe 4. Nesse cluster, “transparência” é o oitavo termo com maior relevância. 

O Cluster 1, onde está listado termo transparência também é onde aparece o termo corrupção. Entretanto, ainda que estejam na mesma classe, os termos não aparecem relação tão próxima, como será demonstrado no gráfico abaixo, que apresenta um subcorpus do corpus original, que considera apenas os 75 segmentos onde o termo transparência foi citado. Essa analise revela uma incidência não tão alta e de forma variada, não sendo empregada de forma especifica como um tema de campanha, mas sim como uma ação a ser realizada dentro de outros temas.

Gráfico 2 -  Clusters temáticos do subcorpus “transparência” nas postagens no Facebook dos candidatos à prefeitura de Curitiba em 2016

Fonte: Os autores, com dados do CPOP/UFPR (2018).

Essa subdivisão evidencia que em nenhum desses clusters aparece a palavra “corrupção” nem termos relacionados à Operação Lava Jato, deixando evidente que não houve associação entre a transparência como forma de combate à corrupção.  Pode-se, portanto, concluir que não houve associação entre transparência e combate à corrupção na campanha eleitoral via Facebook das eleições de 2016 em Curitiba.

Uma análise possível da ausência dessa relação é o fato de termos relacionados à corrupção terem tido pouco espaço no corpus analisado – ao contrário do que faria supor o senso comum. O termo “corrupção”, por exemplo, foi escrito apenas 35 vezes nas 3.163 postagens. Ou seja, os candidatos quase não falaram de corrupção no Facebook em 2016. Isso, portanto, diminui a chance de que ele apareça associado à transparência.

O que se pode depreender da análise léxica das postagens dos candidatos na eleição em tela é que o termo “transparência” tem uso difuso e heterogêneo, mas figura com mais frequência em grupo de ideias relacionados a características de gestão.

 

 

 

 

Referências

ALMADA, M. P. Avaliação da e-trasnparência em portais de governos nacionais: uma comparação entre Brasil, Estados Unidos e Reino Unido; Tese de Doutorado, UFBA, 2017.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, dez. 2013.

FILGUEIRAS, F. Além da transparência: accountability e política da publicidade. In: Lua Nova, v. 84, p. 65-94, 2011.

GOMES, W.; Amorim, P. K. D. F.; ALMADA, M. P. Novos desafios para a ideia de transparência pública. In: VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2015, Rio de Janeiro.

HANSEN, H. K., CHRISTENSEN, L. T., & Flyverbom, M. Introduction: Logics of transparency in late modernity: Paradoxes, mediation and governance. In: European Journal of Social Theory, 117–131, 2015.

HOOD, C. Transparency in historical perspective. In: Transparency: The Key to Better Governance?:  HOOD, C; HEALD, D. Oxford University Press, 2006.

 

 

 

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