História do grupo

O grupo de pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública existe desde 2000 com o objetivo principal de desenvolver pesquisas de comunicação política e opinião pública. Tem como missão a formação de novos pesquisadores, além da produção de informações sobre campanhas eleitorais. Em seu histórico constam informações sobre a cobertura eleitoral dos principais periódicos brasileiros, sobre os conteúdos do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e, mais recentemente, sobre o debate eleitoral realizado nas redes digitais. Até aqui são nove eleições pesquisadas (2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018), além do referendo sobre desarmamento, em 2005.

A metodologia de análise de conteúdo utilizada pelo CPOP é inspirada nos estudos seminais desenvolvidos pelo cientista político Marcus Figueiredo no Brasil. Em meados da década de 1990 Marcus Figueiredo liderava um grupo de pesquisadores em trabalhos que dão origem aos princípios metodológicos da análise de conteúdo de campanhas eleitorais no Brasil que são usados até hoje pelo CPOP. As pesquisas de Figueiredo eram realizadas por colegas e orientandos no Laboratório de Estudos Eleitorais, em Comunicação Política e Opinião Pública (DOXA), então ligado ao Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e atualmente junto ao Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O primeiro projeto nessa área liderado por Figueiredo data de 1996 e teve como objeto a propaganda eleitoral na televisão e a cobertura impressa das eleições municipais daquele ano. Naquele ano Figueiredo estabeleceu as bases para a análise quantitativa de conteúdos eleitorais na televisão e em jornais (Figueiredo et all, 2000).

Para as eleições municipais de 2000, Figueiredo resolve ampliar a investigação, propondo a formação de uma rede de estudos a partir de uma equipe interinstitucional e com possibilidades para subprojetos de pesquisas. Assim, para as eleições municipais daquele ano a análise de conteúdo proposta pelo Doxa é difundida a diferentes instituições brasileiras, incluindo a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o que deu origem ao que viria a ser posteriormente o CPOP. Participaram, além do Rio de Janeiro, liderado por Marcus Figueiredo (Iuperj) e Curitiba, liderado por Mário Fuks (então UFPR), as seguintes capitais: Porto Alegre, com Flávio Silveira (PUC-RS); São Paulo, com Vera Chaia (PUC-SP); Belo Horizonte, com Malco Camargos e Luis Ademir de Oliveira (ambos Iuperj) e Salvador, Antonio Albino Rubim Canelas (UFBA). A ideia era replicar em cada capital três eixos de monitoramento de análise da comunicação eleitoral: (i) cobertura da mídia impressa, com análise de conteúdo do principal jornal diário local; (ii) comportamento eleitoral, a partir do monitoramento da dinâmica de preferências dos eleitores medida por pesquisas de intenção de votos; (iii) propaganda eleitoral e política, com análise do conteúdo veiculado no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) das candidaturas majoritárias, para prefeitos de capitais.

A partir da participação na rede de pesquisadores em 2000, o grupo de investigadores da UFPR seguiu monitorando as eleições locais – na capital e em alguns municípios do interior do Estado – e as eleições estaduais de maneira independente. Além disso, continuou participando da rede de pesquisadores para as análises das disputas nacionais. Nesse período, após a saída de Mário Fuks da UFPR, em 2005, o grupo passou a ser liderado por Nelson Rosário de Sousa e, a partir de 2008, por Emerson Urizzi Cervi.

Com o início das atividades do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFPR, em 2009, o CPOP foi institucionalizado como parte da estrutura do PPGCP e recebeu o nome atual: Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP), sob coordenação de três professores do programa: Emerson Urizzi Cervi, Luciana Veiga e Nelson Rosário de Sousa.

Durante o seu período de existência, além de ter avançado na inclusão de novas variáveis e categorias analíticas na pesquisa, o CPOP estabeleceu ligações com grupos de investigadores de outras instituições. Notadamente têm participado de pesquisas e atividades desenvolvidas no CPOP pesquisadores das Faculdades Integradas Internacionais (Facinter) e do departamento de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

As equipes de pesquisadores dos dois campos, ciência política e jornalismo, inseridas nas investigações do CPOP deram autonomia ao grupo de pesquisa para adaptar os conceitos e variáveis propostas por Marcus Figueiredo, no Doxa, às novas condições do debate eleitoral no Brasil, principalmente em função dos papeis desenvolvidos pelas formas recentes de produção de conteúdos e informações, que vão muito além das notícias propriamente ditas.

Atualmente, projetos coletivos de coleta de dados e análises dos conteúdos comunicacionais produzidos pela elite política, meios de comunicação e interessados no debate midiatizado têm gerado como resultados trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de graduação, dissertações, participações em congressos científicos e publicações em revistas acadêmicas da área. Como mais recentes desdobramentos das atividades do grupo, focados no âmbito da divulgação científica e extensão universitária.

 

Acervo do grupo

O acervo de material empírico do CPOP é formado principalmente por dois tipos de materiais. i) vídeos e áudios originais de conteúdos produzidos durante as campanhas eleitorais, em especial o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), debates em emissoras de televisão e entrevistas com candidatos em emissoras de rádio e televisão; ii) bancos de dados com informações já coletadas dos vídeos, áudios, jornais, revistas, weblogs de candidatos e veículos de comunicação, páginas em redes digitais de candidatos e de veículos de comunicação. Em alguns anos o grupo de pesquisa coletou informações da cobertura jornalística fora do período eleitoral. A listagem de todo o acervo, organizada por ano, cargo em disputa e tipo de banco de dados está a seguir:

2018

2016

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2002

2000

1989