2014

Livros

– Análise de dados categóricos em ciência política. CPOP.

Artigos em periódicos

– A cobertura eleitoral dos jornais no Facebook em 2014: um estudo preliminar sobre a visibilidade dos presidenciáveis. Revista Aurora (PUCSP).

– A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo. Revista Ius Gentium.

Contra-agendamento na Folha de São Paulo: opinião pública presença dos candidatos a presidente do PSDB e PT (2006 e 2010). Revista Eptic (UFS).

– Disputa eleitoral e estratégias de campanha na internet: padrões de uso dos websites pelos candidatos em 2012. Revista Paraná Eleitoral.

– Eleição e Mídia: Uma Análise Empírica da Cobertura Eleitoral do Portal Eletrônico do Jornal Gazeta do Povo na Eleição à Prefeitura da Cidade de Curitiba. Revista Eletrônica de Ciência Política – recp.

– Eleições casadas, votos solteiros e PT em namoro eleitoral com PSDB: uma descrição da tendência de polarização das eleições presidenciais entre 1994 e 2014. Revista Em Debate (Belo Horizonte).

– Financiamento de Campanhas em Disputas Municipais: uma análise comparativa das doações a candidatos a vereador de Curitiba em 2008 e 2012. Revista Sociologias Plurais.

– Mídia e Eleições: As Entrevistas do Jornal Nacional aos Candidatos à Presidência do Brasil em 2014. Revista Aurora (PUCSP).

– Mídia, Partidos Políticos e Eleições: novos e velhos embates nas democracias. Revista Agenda Política.

– Patrono x personalidade política: como estes personagens aparecem no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral televisivo dos partidos PT e PSDB nas eleições presidenciais de 2002, 2006 e 2010 no Brasil. Revista Agenda Política.

– Profissionalização política, processo seletivo e recursos partidários: uma análise da percepção dos candidatos do PT, PMDB, PSDB e DEM nas eleições para Deputado Federal de 2010. Revista Opinião Pública (UNICAMP).

Trabalhos de conclusão de curso

– Dissertação. Mídia e Política: A cobertura da Folha de Londrina e os enquadramentos da eleição municipal de Londrina em 2012. Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR. 

– Dissertação. Escândalo midiático e impacto eleitoral: As reeleições dos deputados estaduais Nelson Justus e Alexandre Curi no Paraná em 2010. Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR. 

– Dissertação. A campanha permanente interrompida: Referências à comunicação governamental na comunicação eleitoral do candidato à reeleição para prefeito de Curitiba em 2012. Programa de Pós-graduação em Comunicação – UFPR.

2013

Artigos em periódicos

– Agenda da mídia impressa brasileira durante o período eleitoral de 2010: a visibilidade dos temas políticos, sociais e de entretenimento. Revista Observatorio (Obs*).

– Como os webleitores do ‘Portal Estadão’ comentaram a eleição de Dilma Rousseff em 2010. Revista Explanans.

– Doações de Campanha e desempenho eleitoral: uma análise comparativa sobre as eleições para prefeitos de capitais brasileiras em 2008 e 2012. Revista Agenda Política.

– Metodologia quantitativa em pesquisas sobre cobertura jornalística: análise da eleição municipal de 2012 na Folha de S. Paulo. Revista FAMECOS.

– O que interessa ao público nos portais informativos? Revista Compolítica.

– Presença do tema campanha eleitoral para a prefeitura de Curitiba nas primeiras páginas dos jornais locais: um estudo comparativo. Revista Agenda Política.

– Quem manda no voto em Curitiba? uma análise do desempenho eleitoral dos candidatos à prefeitura da cidade em 2012. Revista Paraná Eleitoral.

– Quem se elege prefeito no Brasil? condicionantes do sucesso eleitoral em 2012. Cadernos ADENAUER (São Paulo).

Trabalhos de conclusão de curso

– Dissertação. Estratégias discursivas no HGPE e Twitter dos candidatos do Paraná ao Senado Federal em 2010. Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR.

– Dissertação. PARA PRESIDENTE, VOTE NA GENTE?: As estratégias personalistas presentes nos programas do PT e PSDB veiculados no horário eleitoral de 2002, 2006 e 2010. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas – UEPG.

– Dissertação. Visibilidade da Assembleia Legislativa do Paraná na imprensa local (2010-2011). Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR.

2012

Artigos em periódicos

– Agenda da mídia, dos políticos e do público na campanha eleitoral de 2010. Revista Debates (UFRGS).

– Mundo virtual, poder real: mesmo sob novas condições a alocação de poder político não necessariamente muda. Cadernos ADENAUER (São Paulo).

– Redes sociais como ferramenta de Campanha em disputas sub*nacionais: análise do  twitter nas eleições para o Governo do Paraná em 2010. Revista Sociedade e Cultura.

Trabalhos de conclusão de curso

– Dissertação. Política em pauta: um estudo comparativo da visibilidade de Jaime Lerner no jornal Gazeta do Povo enquanto prefeito de Curitiba em três mandatos. Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR.

– Dissertação. Visibilidade das políticas públicas ambientais no jornal impresso: um estudo comparativo da cobertura realizada pelos jornais Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo e Diário dos Campos no período de 2000 a 2009. Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR.

2011

Artigos em periódicos

– A ‘Política’ nos jornais durante período eleitoral: uma perspectiva da cobertura jornalística nas eleições municipais de 2008 em três grandes municípios do interior do Paraná. Revista Emancipação.

– A cobertura jornalística no período eleitoral: uma análise a partir das eleições 2008 no interior do Paraná. Século XXI – Revista de Ciências Sociais.

– A mulher na mídia: estudo sobre a presença feminina na temática violência. Revista Teoria & Pesquisa.

– Análise de comunicação eleitoral: uma proposta metodológica para estudos de HGPE. Revista Contemporanea (UFBA).

– Comportamento e valores políticos de eleitores. Revista Compolítica.

– Da expectativa de vitória à derrota: estratégias discursivas do PT em Curitiba e Porto Alegre em 2004. Revista Brasileira de Ciência Política.

– Diários Secretos: Uma Análise da Visibilidade sobre o escândalo na Assembleia do Paraná nas capas da Gazeta do Povo. Revista Ação Midiática

– Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.

– Las políticas ambientales en la prensa brasileña. Cuadernos de Información.

– Meio Ambiente e Folha de S. Paulo: A construção de notícias no periódico diário. Revista Iniciacom.

– Mídia e Eleições Presidenciais no Brasil em 2010: A produção da Folha de S. Paulo e Estado de São Paulo no período eleitoral. Red Chilena de Estudiantes de Ciencia Política.

– O debate sobre meio ambiente no jornal Folha de SP entre 1992 e 2008. Revista Politica & Sociedade.

– O uso do twitter nas eleições de 2010: O microblog nas campanhas dos principais candidatos ao governo do Paraná. Revista Contemporanea (UFBA).

– Uso do HGPE como recurso partidário em eleições proporcionais no Brasil: um instrumento de análise de conteúdo. Revista Opinião Pública (UNICAMP).

– Visibilidade de liderança política nas primeiras páginas dos jornais: um estudo comparativo entre a cobertura durante ditadura e democracia. Revista Fronteira.

Trabalhos de conclusão de curso

– Dissertação. “VOCÊ É O QUE VOCÊ COMPARTILHA” – Conversações e representações de atores sociais relevantes na Internet. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas – UEPG.

– Dissertação.MULHER E MÍDIA: Uma análise do enquadramento de Políticas Públicas Femininas nos jornais Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo de 2005 a 2008. Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR.

– Dissertação. Radialistas políticos: Uma análise do desempenho eleitoral dos comunicadores de rádio na Assembleia Legislativa do Paraná (1986-2006). Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR.

2010

Artigos em periódicos

– As políticas públicas ambientais no jornal Gazeta do Povo: como se dá a cobertura das ações governamentais para o meio ambiente. Revista Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC).

– Como os jornais brasileiros dão visibilidade a temas públicos. Revista FAMECOS.

– Da cidade dos urbanistas à cidade da gente? A imagem de Curitiba na mídia e a construção dos cenários eleitorais de 2004 e 2008. Revista Eletrônica de Ciência Política – recp.​

– Jornalismo Público como mudança no processo de produção da notícia ou simples apelo comercial. Revista Estudos em Comunicação.

– O “tempo da política” e a distribuição dos recursos partidários: uma análise do HGPE. Revista Em Debate (Belo Horizonte).