Temas predominantes nos comentários realizados nas fanpages de Requião Filho, Tadeu Veneri e Xênia Mello

Bruno Nichols

(Post de 13/05/2017 migrado do antigo site do CPOP)

As redes digitais estão cada vez mais presentes na vida dos cidadãos. Através da popularização de equipamentos eletrônicos como computadores e smartphones, bem como das conexões a internet, as pessoas tem a possibilidade de ingressar e participar de sites como Twitter, YouTube, Facebook, entre outros.

Segundo a pesquisa brasileira de mídia de 2015, 49% dos brasileiros fazem uso da internet; destes, 76% navegam todos os dias. Em relação as redes digitais, o Facebook é a preferida dos brasileiros, contando com 83% dos internautas. Nesse sentido, percebe-se também a importância das redes digitais para os agentes políticos no que tange a comunicação política com seu possível eleitorado.

Uma das principais mudanças, segundo Gurevitch et al. (2009), está na chamada “reconfiguração ecológica”, oferecendo maior independência aos atores do campo político, que agora pode enxergar na internet um meio para contornar o poder comunicativo da mídia de massa, podendo comunicar-se diretamente com os cidadãos através de publicações em suas páginas nas redes digitais, por exemplo.

Destacada a importância das redes digitais para a comunicação política, a proposta deste ensaio é analisar os comentários realizados nas fanpages dos candidatos considerados de esquerda no espectro ideológico, são eles: Tadeu Veneri (PT), Requião Filho (PMDB) e Xênia Mello (PSOL). Desta forma, o corpus estabelecido corresponde a um total de 2379 comentários. Destes, 1843 realizados na página do candidato peemedebista, 434 comentários para o candidato petista e, por fim, 102 comentários na página da candidata do PSOL.

Ao analisar a frequência de casos divididas por temas, encontramos sete temas centrais durante aquela campanha, são eles: Táxi x Uber, Educação, Gestão Pública, Infraestrutura, Segurança Pública, Transporte e, por fim, Saúde. A divisão para cada candidato pode ser conferida na tabela a seguir:

As frequências gerais nos permitem identificar que Requião Filho foi o candidato que mais recebeu comentários em todos os temas analisados. Ao olhar só para os seus resultados, percebe-se que Educação foi o tema que mais gerou comentários em sua página. Por sua vez, o tema envolvendo o conflito entre Táxi e Uber foi o que menos atenção recebeu.

Por sua vez, na página de Tadeu Veneri, Educação também foi a categoria que mais recebeu comentários. Seguindo a mesma tendência que o candidato analisado anteriormente, Táxi x Uber recebeu apenas 03 comentários, sendo o tema menos comentado.

No Facebook de Xênia Mello, identifica-se que Segurança Pública foi o tema mais comentado, com 32 casos. Em seguida, aparecem Educação e Gestão, com 17 e Infraestrutura, com 16. A exemplo dos outros dois candidatos, a categoria Táxi e Uber recebeu apenas 01 comentário, sendo a menos utilizada. A partir do gráfico a seguir, é possível visualizar a distribuição de comentário temático por página de candidato:

A partir dos dados apresentados no gráfico acima, vê-se que há uma distribuição temática mais acentuada no caso do Facebook de Requião Filho, o que pode ser explicado pela maior quantidade de comentários recebidos por este candidato. Outra característica a ser apontada consiste no grau de semelhança temática dos comentários nas páginas analisadas. Percebe-se, por exemplo, uma repetição majoritária em cinco temas, na mesma ordem para cada fanpage, com Educação aparecendo em primeiro lugar, Gestão em segundo, Infraestrutura, Segurança e Transporte completam a lista em terceiro, quarto e quinto lugar, respectivamente. Com isso, é importante frisar que as semelhanças se referem aos comentários realizados nas páginas dos candidatos e não à opinião ou às publicações dos mesmos.

Através dos resultados obtidos, abre-se espaço para pensar se as semelhanças encontradas estão relacionadas mais a fatos conjunturais da cidade ou ao viés ideológico analisado. Tratando-se de um esforço prospectivo, novas análises são necessárias para sua complementação como, por exemplo, a análise temática dos comentários por viés ideológicos opostos.

REFERENCIAS

GUREVITCH, M.; COLEMAN, S.; BLUMLER, J. Political Communication – Old and New Media Relationships. Annals of the American Academy of Political and Social Science (AAPSS), 2009.

Pesquisa Brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Brasília, 2015. Disponível em: <http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf>. Acesso em: 08/05/2017.