O Horário eleitoral e a formação das imagens política na campanha de 2014.

Sabrina Eleutério.

(Post de 03/03/2017 migrado do antigo site do CPOP)

O Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) é um espaço, reservado por lei, na grade da programação do rádio e da televisão, destinado aos partidos políticos e seus candidatos. O tempo no HGPE designado para cada partido varia de acordo com os seguintes critérios: “I –  um terço, igualitariamente; II –  dois terços, proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados, considerado, no caso de coligação, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos que a integram”  (LEI Nº 9504, 1997).  Importante ressaltar, que em 2016 houve uma alteração nessa fórmula de distribuição de tempo. Para Albuquerque (1999) o HGPE tem três funções principais, são elas: formar a imagem dos candidatos; debater temas de interesse público e falar da própria campanha.

No HGPE, o que se observa é uma padronização nos temas de interesse público, assim sendo, os candidatos abordam de maneira parecida esses temas.  Portanto, o que passa a diferenciar os candidatos e o que levaria o eleitor a escolher entre um candidato e outro são seus aspectos pessoais (TAVARES, 2013).  Diante deste quadro, a hipótese a ser testada é que os candidatos utilizam parte do tempo de HGPE para formação da própria imagem e os tipos de imagens utilizadas para isso variam entre os candidatos. A metodologia utilizada é a quantitativa com análise de conteúdo a ser executada por classificação e análise dos dados presentes no HGPE televisionado dos candidatos Aécio Neves e Dilma Rousseff em 2014. O período da coleta compreende o HGPE noturno do primeiro e segundo turnos, entre os dias 19/08/16 e 24/10/16.

Conforme se verifica na tabela 1, existem diferenças entre o tempo destinado para a formação imagem da própria imagem entre os candidatos. Aécio Neves utiliza em média 35% do seu tempo total de HGPE para a formação da própria imagem, enquanto Dilma Rousseff utiliza em média 11% do seu tempo total de HGPE para a formação da própria imagem. Dilma Rousseff destinou mais tempo para a formação da própria imagem na “semana 1” e na “semana 8”, em que destinou, respectivamente, 18,07% e 16,17% do tempo total semanal para formação da própria imagem. Aécio, por sua vez, destinou mais tempo para a formação da própria imagem na “semana 2” e na “semana 6”, respectivamente 55,74% e 49,65% do tempo total semanal para a formação da própria imagem. Dessa forma, quando comparado os percentuais semanais de Aécio Neves e Dilma Rousseff, é possível perceber que Aécio destina em média mais tempo para a formação da própria imagem.

Previamente a análise da tabela 2 se faz necessário a descrição dos tipos de imagens presentes no HGPE dos candidatos. 1. Pessoal: se caracteriza quando o candidato se apresenta como pai/mãe, filho/a, marido/mulher, como membro de uma família. Quando enfatiza suas características pessoais como honestidade, ética, coragem, etc. 2. Política: que se caracteriza quando o candidato se apresenta enfatizando o seu papel na política do país, seu papel como membro do partido. Quando mostra os momentos em que ele foi importante para a política de determinado local. 3. Imagem administrativa: se caracterizada quando o candidato se apresenta como bom gestor e administrador público. Quando cita obras realizadas, políticas públicas desenvolvidas, e o bom funcionamento de órgãos que dependem diretamente dele.

Quando considerado os tipos de imagens outras diferenças entre os candidatos são encontradas. Em relação ao tempo total reservado para a formação da imagem do candidato, Aécio Neves destina em média 37% deste tempo para a exibição da imagem pessoal, 44% para a exibição da imagem política e 19% para a exibição da imagem administrativa. Ainda em relação ao tempo total reservado para a formação da imagem do candidato, Dilma destina em média 44% do tempo para a exibição da imagem pessoal, 46% para a exibição da imagem política e 9% para a exibição da imagem administrativa.  Apesar de ambos utilizarem em média mais tempo para exibir as imagens política e pessoal e menos tempo para exibir a imagem administrativa, quando se considera não apenas as médias gerais, mas as porcentagens semanais e as diferenças semanais, o uso entre os candidatos difere.

Nos períodos de maior audiência, Dilma Rousseff, exibe tanto a imagem política, quanto a imagem pessoal, porém, tendo em vista as porcentagens, a imagem política se sobressai. Aécio Neves, nos períodos de maior audiência exibe mais a imagem pessoal, levando em consideração as porcentagens apresentadas nesses períodos. São considerados como períodos de maior audiência do HGPE a primeira e as últimas duas semanas.

Portanto, conclui-se que o modo como os candidatos, Aécio Neves e Dilma Rousseff, formam suas próprias imagens, varia ao longo do período de veiculação do HGPE. Há variação também quando comparado os resultados entre os dois candidatos, as variações são encontradas no tempo que cada candidato destina a formação da própria imagem, na distribuição semanal de tempo para os tipos de imagens e na exibição dos tipos de imagens nos períodos de maior audiência do HGPE.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ALBUQUERQUE, A.  Aqui você vê a verdade na tevê: a propaganda política na televisão. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 1999.

TAVARES, C. Q. “Para presidente vote na gente”: as personalidades presentes nos programas do PT e PSDB veiculados no horário eleitoral de 2002, 2006 e 2010.  Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) – Área de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013.